Conheça a Sua Mente

1.30.5.18: Kin 193 Caminhante do Céu Espectral Vermelho

Quem está pensando, si?

A mente é uma tela vazia; neutra. Ao nascer a nossa mente é vazia e livre. É incondicional. Brevemente a forma do sistema mundial é inserida na nossa paleta de mente vazia. Na nossa educação inicial somos ensinados a contar o tempo através de um relógio e de um calendário. Isto arrasta-nos para uma consciência mecanizada que visa moldar-nos para o “status quo”.

Agora temos a oportunidade de mudar a nossa Mente.

Mas o que é a Mente?

A nossa está capacitada um espectro completo de inteligência e pode ser organizada num número infinito de maneiras.  Parece ser um meio de transmissão, recepção, compreensão, cognição e um sistema de recuperação de dados e armazenamento.

Mitos, símbolos, códigos e linguagem representam diferentes meios de organização e  comunicação, utilizando a Mente (ou o meio de Mente Universal).

Mas antes de podermos entender diferentes sistemas de pensamento é importante estudar e conhecer a nossa própria mente. Através do auto-estudo, podemos libertar-nos dos padrões limitantes e  condicionados criados na nossa mente interna.

Esta renovação de nosso mundo interior requer algum esforço. O primeiro passo é reconhecer os padrões sobre os quais ele foi criado. Mudamos os padrões, alterando a crença. Alterando a crença podemos construir uma arquitectura interna totalmente nova.

Como um único passo não faz um caminho sobre a terra, então um único pensamento não faz um caminho na mente. Para fazer um caminho físico profundo, caminhamos repetidas vezes. Para abrir um caminho mental profundo, temos de pensar e sobre o tipo de pensamentos que queremos que predominem em nossas vidas…”Henry David Thoreau

Exercício Conheça-se

Eis aqui um exercício para começar a estudar como sua mente funciona. É melhor praticar isto num dia em que está relativamente livre de obrigações. Vai precisar de um bloco de notas ou de um diário.

Quando acordar, demore algum tempo a sentar-se, permitindo que a sua mente relaxe. Concentre-se na sua respiração. Faça o seu melhor para permitir que pensamentos se dissolvam na expiração. Observe quaisquer pensamentos recorrentes que prendam a sua atenção. Anote-os sem nenhum julgamento. Repetir esta prática a cada 3 horas (programe um despertador se necessitar). Deve fazer um total de 5 sessões.

Durante o dia tente manter-se tão consciente, quanto possível, do seu processo de pensamentos. Observe a flutuação ou a não flutuação das emoções ao longo do dia. Com que formas de pensamento essas emoções estão conectadas? Faça uma investigação minuciosa. Seja escrupuloso.

No final do dia, reveja as suas anotações e faça uma reflexão sobre os seus padrões de pensamento.  Estes padrões são o seu actual mapa mental. Desenhe o mapa se quiser. Pode questionar-se da seguinte forma:

Quem tem estes pensamentos?

De onde surgiram estes pensamentos?

Quantos dos pensamentos estão focados no passado ou no futuro?

Quais as emoções que estão associadas a estes pensamentos?

Quantos tipos diferentes de pensamentos existem?

Existe uma personalidade unificada e consistente por trás de todos os pensamentos?

Como se pode sintonizar noutras camadas de pensamento?

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo”.O Buddha

“A característica de mente educada, é ser capaz de acolher um pensamento sem aceitá-lo”.Aristóteles

“Observar o universo é uma coisa, mas indo para além do universo observável, vemos que existem diferentes níveis de formações inteligíveis, sendo todos acompanhados por formas de pensamento, não necessariamente perceptíveis às atitudes e visão de mundo auto limitada”.Argüelles/South, A História Cósmica, Volume 1


Texto de Stephanie South a.k.a Red Queen, publicado em:
http://livingtimescience.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *